Sobre os percentuais do Plagius

O percentual exibido pelo Plagius representa o percentual das expressões do texto que foram encontradas em algum site da Internet. Esse valor não representa necessariamente o percentual de plágio no documento e sim quantas de suas expressões estão publicadas em algum site da Internet.

Veja o que significa cada percentual do Plagius

O percentual exibido é baseado em cálculos estatísticos que informam o percentual dos trechos pesquisados que foram encontrados na Internet.

Esse percentual pode variar a cada análise, vários fatores que podem influenciar a variação:

  • O Plagius pesquisa por frases com tamanho definido aleatoriamente, eventualmente uma frase pode incluir uma palavra que não foi incluída em outra análise, afetando o percentual;
  • O Plagius pesquisas por frases em vários motores de busca. Os motores são selecionados baseado numa heurística que também utiliza aleatoriedade e nem sempre o resultado entre esses motores é igual;
  • Outros fatores afetam o percentual, como: profundidade da análise configurada, problemas com a Internet, sites bloqueados ou indisponíveis no momento da análise, cancelamento durante a análise, e qualquer configuração entre uma análise e outra.

Para minimizar a variação do percentual, recomendamos que a profundidade da análise seja configurada para o nível máximo, isso diminuirá a oscilação.

Observação: Esse percentual jamais poderá ser considerado como índice de plágio, pois nesse percentual constam também as citações do trabalho, que não é considerado plágio, apenas uma revisão manual pode confirmar a existência de plágio.

Mais informações sobre percentuais em verificação de plágio.