Plagius - Manual do Usuário

Este manual contém informações básicas sobre os recursos do Plagius, é periodicamente atualizado quando novos recursos são disponibilizados ou conforme a demanda dos usuários.

O Plagius - Detector de Plágio analisa textos a procura de partes deste na Internet. A origem do texto pode ser um arquivo ou um texto inserido diretamente no programa.

A tela principal possui várias formas de análise: Análise de vários arquivos (somente Professional), Análise de arquivo único, Análise de Texto e Análise de Páginas da Internet (Professional)

Análise de Arquivos

Duas abas permitem a análise de arquivos, a aba “Análise de arquivo único” está disponível em ambas as versões. Para realizar uma análise, você deve escolher um arquivo clicando no botão “Procurar arquivo…”, em seguida clique no botão “Executar Análise” para que seja iniciada a análise do arquivo escolhido. A aba “Análise de vários arquivos” está disponível somente na versão Professional e permite a análise de mais de um arquivo sequencialmente.

Análise de Texto

Através da aba “Análise de Texto” são realizadas análises diretas, escrevendo ou colando algum texto na caixa de texto disponível, o funcionamento é semelhante à análise de arquivos.

Análise de Páginas da Internet

Esse recurso possibilita procurar suspeitas de plágio em páginas da Internet, o funcionamento é semelhante a análise convencional, com a diferença de ser necessário informar um endereço de Internet para a análise.

Exibindo Resultado

Após a conclusão de alguma análise o botão “Resultado” será ativado. Caso esse botão esteja desativado, significa que ainda existe alguma análise em andamento ou nenhuma análise foi realizada, certifique-se também que você está na aba cuja análise foi iniciada.
Na análise de vários arquivos, esse botão é substituído por um botão menor logo abaixo, que exibe resultado específico do documento selecionado.

Lista Branca

Na Lista Branca ficam guardados os Endereços Ignorados, que são todos endereços que não devem ser considerados nas análises. Um exemplo comum de utilização desse recurso é quando se deseja analisar um documento que já foi publicado de alguma forma na Internet, então deve ser configurado o endereço onde esse arquivo foi publicado para que o Detector de Plágio ignore as ocorrências deste endereço.

O Resultado da análise é um compilado de informações, com destaques dos trechos suspeitos no texto, lista de endereços candidatos a investigação e dados estatísticos.

Na barra superior é possível salvar o resultado, abrir no navegador, imprimir, ignorar trechos da análise e aplicar filtros.

No resultado também há outras ferramentas que permitem a comparação direta com o conteúdo das referências encontradas.

Existe um tópico específico para o Resultado, no link abaixo, que explica as funcionalidades e como interpretar as informações.

Interpretação do Resultado

O Plagius possui diversas configurações que podem adaptar o programa às suas necessidades, veja algumas detalhadas por tipo de configuração.

Geral

Nesta opção é possível configurar o idioma, codificação dos arquivos texto e desativar atualizações automáticas.

Codificação de arquivos texto
Essa opção visa resolver problemas de compatibilidade com a abertura de arquivos texto, caso os acentos dos documentos abertos não apresentem problemas não será necessário modificar essa configuração.

Conexão

Neste grupo estão as configurações de proxy, só devem ser utilizadas onde a Internet funciona através de um servidor proxy. Geralmente servidor proxy somente é utilizado em Empresas ou Instituições. Mantenha essas configurações em branco (padrão) caso as análises estejam funcionando.

Análise

Contém configurações respectivas a abrangência da análise.

Profundidade da Análise

A profundidade (ou nível da análise) se resume em quantas vezes o documento será analisado.

Em cada análise, o Plagius monta uma lista de frases com tamanhos diferentes, portanto, quanto maior o nível da análise, maior será a combinação de frases que o Plagius buscará na Internet.

Recomendamos que mantenha na configuração padrão (3). Depois de alguns testes, percebemos que muitas combinações diferentes de frases do mesmo trecho não trazem um ganho significativo na qualidade do resultado, raramente traz novas suspeitas. Logo, uma configuração maior que 3, além de aumentar o tempo de análise significativamente, nem sempre irá trazer algum endereço novo.

Velocidade da Análise

A configuração de velocidade é uma forma de desacelerar o Plagius, basicamente insere uma pausa entre cada busca realizada na Internet.

O propósito é causar menos falhas na análise e controlar quanta banda de internet o Plagius utilizará.

Verificação dos Resultados

  • A validação dos resultados faz com que o Plagius abra cada endereço encontrado a fim de validar se a o trecho de texto realmente existe naquele local, recomendamos deixar a opção desmarcada (o que ativa o recurso).
  • A configuração “Número de palavras consecutivas iguais para considerar plágio”, refere-se especificamente a validação dos resultados: quando o Plagius encontra um site ele faz o download e abre o texto; depois o Plagius compara o texto em análise com o texto encontrado. Esse parâmetro serve para configurar quantas palavras consecutivas precisam ser iguais em ambos os textos, para que o trecho seja destacado e contabilizado no resultado.

Exemplos de configuração:

0 - desativa o recurso
1 - cada palavra igual é considerada plágio (no caso, quase tudo)
2 - cada duas palavras consecutivas é considerado plágio
...
50 - praticamente desativaria o recurso por ser muito raro encontrar 50 palavras consecutivas iguais.

Recomendamos que mantenha o padrão: 6

Resultado

Configurações de contabilização dos resultados

Essa configuração otimiza a qualidade do resultado ignorando ocorrências possivelmente irrelevantes.

  • Exemplo: Se na análise de um documento inteiro, apontar para determinados endereços apenas n vezes, talvez essa ocorrência não seja relevante.

Recomendamos manter esse número baixo (abaixo de 4) para não suprimir possíveis resultados relevantes.

Professional

Neste item, somente configurações pertinentes a versão Professional são exibidas.

Aqui pode ser ativada a comparação com arquivos locais.

Índice Local

Apenas exibe a lista de arquivos indexados pelo Plagius. Funciona como um cache do que o Plagius já pesquisou.

Avançado

Análise

Se o seu documento está apresentando muitos falsos positivos, você pode aumentar o tamanho das expressões que são pesquisadas na Internet.

A configuração “Número de palavras para pesquisar uma expressão” permite definir o mínimo e o máximo de palavras que as frases extraídas pelo Plagius terá. Neste post, esse mecanismo é explicado com mais detalhes.

Formatos de arquivos

Nesta sessão é possível configurar formas alternativas de extrair o texto dos arquivos que você deseja analisar. Por exemplo: Arquivos Word (.docx) podem ser abertos internamente pelo Plagius, ou utilizando um programa externo chamado Abiword ou utilizando um recurso do Windows (IFilter) para usuários que possuem o Office instalado.

Há várias formas de abrir o mesmo tipo de arquivo pois em todos mecanismos há vantagens e desvantagens, por exemplo: O Abiword é um pouco mais lento e as vezes pode apresentar erros; o mecanismo interno do Plagius pode não conseguir extrair texto de todos os locais do documento, como o texto dentro de um desenho; e o IFilter não está disponível em todos os computadores.

O Plagius decide isso tudo automaticamente, mas em caso de problemas pode ser necessário realizar alguma configuração, geralmente o suporte do Plagius irá lhe sugerir estas modificações.

Concorrência

Neste item são configuradas opções de concorrência, isto é, um número de pesquisas que o programa irá fazer ao mesmo tempo. Quanto maior, mais rápida tende a ser a análise, porém, com uma maior quantidade de erros. Enquanto um número menor de pesquisas concorrentes leva mais tempo, porém com menos erros. Recomenda-se manter o valor padrão.

Informações

Aqui há informações e ferramentas de diagnóstico do programa. Geralmente é usado quando solicitado pelo suporte.