Essa é uma revisão anterior do documento!


Plagius - Manual do Usuário

Este manual contém informações básicas sobre os recursos do Plagius, é periodicamente atualizado quando novos recursos são disponibilizados ou conforme a demanda dos usuários.

O Software Plagius - Detector de Plágio analisa textos a procura de partes deste na Internet. A origem do texto pode ser um arquivo ou um texto inserido diretamente no programa.

A tela principal possui várias formas de análise: Análise de vários arquivos (somente Professional), Análise de arquivo único, Análise de Texto e Análise de Páginas da Internet (Professional)

Duas abas permitem a análise de arquivos, a aba “Análise de arquivo único” está disponível em ambas as versões. Para realizar uma análise, você deve escolher um arquivo clicando no botão “Procurar arquivo…”, em seguida clique no botão “Executar Análise” para que seja iniciada a análise do arquivo escolhido. A aba “Análise de vários arquivos” está disponível somente na versão Professional e permite a análise de mais de um arquivo sequencialmente.

Através da aba “Análise de Texto” são realizadas análises diretas, escrevendo ou colando algum texto na caixa de texto disponível, o funcionamento é semelhante à análise de arquivos.

Esse recurso possibilita procurar suspeitas de plágio em páginas da Internet, o funcionamento é semelhante a análise convencional, com a diferença de ser necessário informar um endereço de Internet para a análise.

Após a conclusão de alguma análise o botão “Resultado” será ativado. Caso esse botão esteja desativado, significa que ainda existe alguma análise em andamento ou nenhuma análise foi realizada, certifique-se também que você está na aba cuja análise foi iniciada.
Na análise de vários arquivos, esse botão é substituído por um botão menor logo abaixo, que exibe resultado específico do documento selecionado.

Na Lista Branca ficam guardados os Endereços Ignorados, que são todos endereços que não devem ser considerados nas análises. Um exemplo comum de utilização desse recurso é quando se deseja analisar um documento que já foi publicado de alguma forma na Internet, então deve ser configurado o endereço onde esse arquivo foi publicado para que o Detector de Plágio ignore as ocorrências deste endereço.

O Resultado da análise é exibido de várias formas, as informações estão distribuídas em abas, detalhadas abaixo.

Tela do resultado da análise, exibindo a legenda do significado das cores, que pode se acessada através do botão no canto superior direito.

É exibido o texto analisado, formatado em cores, quanto mais próxima da cor vermelha estiver a expressão maior o número de ocorrências encontradas na Internet, veja a Figura abaixo:

Nesta tela são exibidos os endereços mais referenciados dentro do documento. Essa informação se torna bastante útil, pois, nos casos em que o número de ocorrências for muito elevado, é muito provável que boa parte do documento possa ter sido copiado daquele endereço.

Nesta tela serão exibidas as expressões que mais foram localizadas nas pesquisas na Internet.

As demais opções demonstram apenas dados estatísticos e de erros ocorridos durante a análise. Não exibem resultados que possam ajudar a identificar suspeitas de plágio.

O Plagius possui diversas configurações que podem adaptar o programa às suas necessidades, veja algumas detalhadas por tipo de configuração.

Nesta opção é possível configurar o idioma, codificação dos arquivos texto e desativar atualizações automáticas.

Codificação de arquivos texto
Essa opção visa resolver problemas de compatibilidade com a abertura de arquivos texto, caso os acentos dos documentos abertos não apresentem problemas não será necessário modificar essa configuração.

Neste grupo estão as configurações de proxy, só devem ser utilizadas onde a Internet funciona através de um servidor proxy. Geralmente servidor proxy somente é utilizado em Empresas ou Instituições. Mantenha essas configurações em branco (padrão) caso as análises estejam funcionando.

Contém configurações respectivas a abrangência da análise.

Profundidade da Análise

A profundidade se resume em quantas vezes o documento será analisado. Quanto maior a profundidade da análise melhores serão os resultados, contudo, mais tempo a análise demorará.

Velocidade da Análise

A configuração de velocidade é uma forma de desacelerar o Plagius, a fim de causar menos falhas na análise e controlar quanta banda de internet o Plagius utilizará.

Verificação dos Resultados

  • A validação dos resultados faz com que o Plagius abra cada endereço encontrado a fim de validar se a o trecho de texto realmente existe naquele local, recomendamos deixar a opção desmarcada (o que ativa o recurso).
  • A configuração “Número de palavras consecutivas iguais para considerar plágio”, refere-se especificamente a validação dos resultados: quando o Plagius encontra um site ele faz o download e abre o texto; depois o Plagius compara o texto em análise com o texto encontrado. Esse parâmetro serve para configurar quantas palavras consecutivas precisam ser iguais em ambos os textos, para que o trecho seja destacado e contabilizado no resultado.

Exemplos de configuração:

0 - desativa o recurso
1 - cada palavra igual é considerada plágio (no caso, quase tudo)
2 - cada duas palavras consecutivas é considerado plágio
...
50 - praticamente desativaria o recurso por ser muito raro encontrar 50 palavras consecutivas iguais.

Recomendamos que mantenha o padrão: 3

Configurações de contabilização dos resultados

Essa configuração otimiza a qualidade do resultado ignorando ocorrências possivelmente irrelevantes.

  • Exemplo: Se na análise de um documento inteiro, apontar para determinados endereços apenas n vezes, talvez essa ocorrência não seja relevante.

Recomendamos manter esse número baixo (abaixo de 4) para não suprimir possíveis resultados relevantes.

Neste item, somente configurações pertinentes a versão Professional são exibidas.

Aqui pode ser ativada a comparação com arquivos locais.

Apenas exibe a lista de arquivos indexados pelo Plagius. Funciona como um cache do que o Plagius já pesquisou.

Análise

Se o seu documento está apontando muitos “falsos-positivo” você pode aumentar o tamanho das expressões que são pesquisadas na Internet.

Min. Palavras por Expressão: Representa o número mínimo de palavras que uma expressão deverá ter para que seja feita a pesquisa na Internet.

Max. Palavras por Expressão: Representa o número máximo de palavras que uma expressão deverá ter para que seja feita a pesquisa na Internet.

Concorrência

Neste item são configuradas opções de concorrência, isto é, um número de pesquisas que o programa irá fazer ao mesmo tempo. Quanto maior, mais rápida tende a ser a análise, porém, com uma maior quantidade de erros. Enquanto um número menor de pesquisas concorrentes leva mais tempo, porém com menos erros. Recomenda-se manter o valor padrão.

Aqui há informações e ferramentas de diagnóstico do programa. Geralmente é usado quando solicitado pelo suporte.

  • pt-br/usermanual.1556234986.txt.gz
  • Última modificação: 2019/04/25 17:29
  • (edição externa)