Comparação com arquivos locais (busca local)

O Plagius Professional tem um recurso muito requisitado, que permite buscar similaridades em arquivos no computador do usuário.

A comparação local foi projetada para analisar documentos em busca de frases idênticas dentro de outros arquivos. Veja algumas características:

  • Permite comparar um documento (ou texto) com uma pasta com arquivos;
  • Não há limites quanto ao número de arquivos ou subpastas;
  • Os formatos suportados são doc, docx, odt, pdf, rtf, e txt;
  • Esse recurso também permite a busca em pastas compartilhadas pela rede (Windows).

Como funciona

Na busca local, o Plagius faz uma pré-leitura em todos os arquivos que estão nas pastas que você informar no programa. Cada vez que um arquivo é adicionado nestas pastas, o Plagius atualiza o seu índice.

O índice é uma base de dados interna do Plagius, onde ficam armazenados os textos dos arquivos de forma otimizada, isso permite buscas extremamente rápidas, mesmo em um grande número de arquivos.

A comparação é realizada sempre de um com todos, você escolhe um arquivo para verificar, e o Plagius irá buscar em todos os outros arquivos por trechos semelhantes.

Portanto, ao executar uma análise com busca local, o Plagius irá efetuar diversas buscas no índice, marcando no texto quando algum trecho semelhante foi encontrado.

Como ativar

A busca local está disponível somente na versão Professional e vem ativada por padrão, mas caso você não encontre a aba “Repositório Local”, você terá que ativá-lo, para isso siga os passos:

  • Vá em “Menu de Opções” e “Configurações”. Em seguida clique na aba “Professional”. Marque a opção: “Ativar comparação com arquivos locais (deste computador)”.
  • Marque também a opção: “Procurar também nos subdiretórios (recursivamente)”
  • Basta clicar em “Ok” e reiniciar o Plagius para que as alterações entrem em vigor.

Como utilizar

Quando o recurso está ativo, deve aparecer a aba “Repositório Local” na tela principal do Plagius. Nesta aba você deve adicionar pastas que o Plagius incluirá nas buscas por suspeitas. Sempre que uma análise for realizada, o Plagius irá varrer o conteúdo de cada um desses arquivos em busca de frases iguais ao documento analisado.

Uma vez adicionado as pastas com arquivos, o Plagius estará pronto para executar análises. Então, basta efetuar a análise do documento normalmente, não esquecendo de selecionar opção para pesquisar em arquivos locais, como na imagem abaixo.

Selecionando onde realizar as buscas

Através da configuração acima o usuário ficará livre para optar por buscar na Internet, em seus arquivos locais ou em ambos.

Entendendo o resultado da análise

De forma geral, o resultado da análise local é semelhante ao relatório de análise na Internet.

O programa irá destacar as ocorrências no resultado da análise assim como a análise na Internet, mas ao invés de mostrar links, mostrará o caminho do arquivo no computador do usuário. Outro detalhe, é a tonalidade das cores no relatório, os trechos de texto são destacados utilizando variações de verde.


8-) Se você não possui uma chave de ativação do Plagius ainda, você pode testar a busca local grátis com documentos com até 500 palavras.