Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

pt-br:firewall-proxy [2017/03/09 13:50] (atual)
gustavo criada
Linha 1: Linha 1:
 +====== Informações para configuração de Firewall e Proxy - Plagius ======
  
 +Para utilizar o Plagius onde o acesso à internet é restrito e possui bloqueios, é necessário que o administrador da rede efetue algumas configurações. Veja abaixo que tipo de recursos de internet o Plagius demanda.
 +
 +
 +==== Entendendo os recursos de internet utilizados pelo Plagius ====
 +
 +O Plagius é um programa que precisa de acesso livre a Internet para funcionar adequadamente. Ele utiliza a internet de diversas formas para realizar as buscas, se não tiver acesso irrestrito, o seu funcionamento poderá ser comprometido afetando a qualidade da análise. Veja em detalhes:
 +
 +  - Para validação da chave de ativação, o Plagius utiliza os domínios: **plagius.com** e **plagius.com.br**;​
 +  - Para realizar a análise, o Plagius efetua requisições em diversos sites de buscas da internet (como DuckDuckGo, Ask, Google, Bing, Yahoo, etc). Existe uma lista de motores de busca utilizados pelo Plagius, essa lista é atualizada periodicamente;​
 +  - O Plagius ainda possui uma verificação adicional, onde acessa diretamente os endereços encontrados,​ extrai o texto e compara com o documento em análise. Isso implica na possibilidade do Plagius tentar abrir __qualquer__ endereço da Web;
 +  - Adicionalmente,​ o Plagius também possui uma funcionalidade que distribui parte das buscas por servidores de proxy da Internet, com a intenção de não causar bloqueios devido as inúmeras requisições aos serviços de busca da etapa 2. Esse recurso é desativado automaticamente se o Plagius for configurado para se conectar através de um servidor Proxy. Essa funcionalidade pode ser alterada nas configurações,​ permitindo personalizar a lista de proxies ou até desativar totalmente o uso de proxies.
 +
 +Em geral, as portas utilizadas pelo Plagius são apenas 80(http) e 443(https).
 +
 +Recomendamos fortemente que não exista restrições na internet para o Plagius funcionar adequadamente. Entretanto, é possível configurá-lo para que funcione de forma parcial, de modo a ativar apenas as etapas 1 e 2. O administrador da rede pode configurar a lista branca no proxy os endereços utilizados pelos motores de busca, essa lista pode ser obtida através do suporte. Lembramos porém, que esta lista é atualizada automaticamente e periodicamente sem prévio aviso, caso o Plagius tente acessar endereços bloqueados problemas nas análises começarão a ocorrer.