Perguntas Frequentes

Última atualização: 21/04/2012

Como baixar e adquirir uma licença do Plagius – Detector de Plagio?

Antes de adquirir a licença você poderá baixar o programa e testá-lo, com uma limitação de 500 palavras. Para baixar, basta acessar o site www.plagius.com.br, clicar no botão "Downloads" e em seguida no botão "Download".

Após baixar o programa, execute o arquivo e prossiga com a instalação.

Depois de instalado, você pode adquirir uma licença permanente, que removerá as limitações do programa, fazendo com que ele funcione integralmente.

Para adquirir uma licença, acesse o site: www.plagius.com.br, clique no botão "Downloads" em seguida "Comprar". A partir desse momento siga as instruções fornecidas no site, onde você pode optar por diversas formas de pagamento como Cartão, Pagamento On-line, Boleto. Siga as instruções conforme a forma de pagamento escolhida.

Assim que o pagamento for efetuado você receberá automaticamente uma chave de ativação pelo seu e-mail.

Ao receber a chave de ativação, execute o programa, clique em "Menu de Opções" e "Ativar Versão Completa", na janela que abrir, cole a chave de ativação. Então o programa está pronto para o uso.

Nesse link há um breve manual de como utilizar o programa: Manual do Usuário

 

Não consegui pagar o boleto bancário antes do vencimento, como devo proceder?

O sistema de pagamentos do Plagius é terceirizado, utilizamos o serviço PagSeguro. Por esse motivo não podemos reemitir nem reenviar os boletos bancários.

Para efetuar o pagamento nesse caso, você deve efetuar uma nova compra e gerar um novo boleto. Você receberá uma nova chave de ativação e a compra anterior será automaticamente cancelada.

 

Troquei de computador, como faço para transferir o Plagius para o novo computador?

O procedimento é bastante simples: caso seja possível, desinstale o Plagius do antigo computador, esse procedimento evitará um possível bloqueio de sua chave de ativação.

No novo computador, efetue o download da versão mais recente do Plagius e instale novamente, assim como uma nova instalação. Depois de instalado é necessário ativar o Plagius, para isso utilize a mesma chave de ativação.

Caso não possua mais sua chave de ativação, pode obtê-la novamente no site, através da opção: "Reenvio de Chave".

 

O que significa o percentual de suspeitas de plágios informado pelo programa?

O percentual exibido pelo programa representa o percentual das expressões pesquisadas que foram encontradas em algum site da Internet.  Essa valor não representa necessariamente  o percentual de plágio no documento e sim quantas de suas expressões estão publicadas em algum site da Internet.

 

Por que o percentual de suspeitas de plágio é diferente a cada análise para o mesmo documento?

O percentual exibido é baseado em cálculos estatísticos que informam o percentual dos trechos pesquisados que foram encontrados na Internet.

Alguns fatores que podem influenciar a variação desse percentual como: profundidade da análise configurada, problemas com a Internet, caso alguns sites estejam bloqueados ou indisponíveis naquele momento, cancelamento durante a análise, entre outros.

Recomendamos que a profundidade da análise seja configurada para o nível máximo, isso diminuirá a oscilação.

Observação: Esse percentual jamais poderá ser considerado como índice de plágio, pois nesse percentual constam também as citações do trabalho, que não é considerado plágio, apenas uma revisão manual pode confirmar a existência de plágio.

 

Como o programa identifica as citações?

O Plagius é apenas uma ferramenta que procura similaridade dos documentos em páginas da Internet identificando possíveis ocorrências de plágio, ou seja, suspeitas. O programa serve de apoio ao professor com o intuito de automatizar a árdua tarefa de procurar por plágio.

Hoje, devido a extrema complexidade, não existe um algoritmo eficaz capaz de identificar citações ou expressões populares da Internet. Portanto, a responsabilidade de se afirmar se um trabalho é plágio ou não, é do professor (ou instituição). Só uma análise manual poderá desconsiderar citações e suas variações ou referências insignificantes.

 

O que significam os diversos tons de cores exibidos no resultado da análise?

Para explicar as cores existe uma pequena legenda no programa que poderá ajudar, mas resumidamente funciona da seguinte forma: quanto mais próximo da cor vermelha maior o número de ocorrências que foi detectada naquela frase.

 

Toda faculdade tem a mesma concepção de plágio? Quando um documento é considerado plágio?

Para evitar acusação de plágio quando se utiliza parte de uma obra intelectual na criação de uma nova obra, recomenda-se colocar sempre créditos completos para o autor, seguindo as normas da ABNT, especificamente no caso de trabalhos acadêmicos onde normalmente se utiliza a citação bibliográfica, caso contrário, é considerado plágio legítimo.

Cada faculdade possui suas normas para identificar plágio, mas geralmente consideram plágio quando há um volume razoável de frases copiadas.

 

Este programa realmente é confiável ao detectar plágio? Como identificar plágio com o programa?

A ferramenta detecta se parte do documento em análise foi copiado de alguma página de internet, nesse quesito o nível de precisão alcançado pelo programa é muito bom, porém existe uma margem de erro (aproximadamente 10%).

A melhor forma de encontrar plágio é percorrer o documento analisado, e verificar se existem parágrafos com muitas ocorrências detectadas, se sim, é muito provável que esse parágrafo tenha sido copiado.

Outra forma de encontrar plágio, é verificar os endereços com maior número de ocorrências, há grande chance de esses endereços serem a fonte de parte do documento analisado.

De qualquer forma, o programa sugere possíveis ocorrências de plágio, somente uma análise manual dos resultados pode indicar se realmente é plágio ou não.

 

Como ativar o recurso de comparação com arquivos locais?

Lembramos que esse é um recurso disponível somente na versão Professional, para ativá-lo siga os passos:

 Vá em "Menu de Opções" e "Configurações".  Em seguida clique na aba "Professional". Marque a opção: "Ativar comparação com arquivos locais (deste computador)".

Revise as demais configurações caso sejam do seu interesse.

Após, basta clicar em "Ok" e reiniciar o Plagius para que as alterações entrem em vigor.